2017-11-30

Arfai debate internacionalização nas Jornadas da Cerâmica

A Arfai foi uma das intervenientes do primeiro dia das Jornadas Técnicas da Cerâmica 2017, que decorreu ontem em Coimbra, onde foi convidada a debater o tema “Internacionalização”: Desafios e Condicionalismos”.

 

Num painel moderado por Alexandre Campos, CEO da COMPETINOV, que contextualizou a temática enquadrando-a num contexto empresarial caracterizado segundo o paradigma VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade), e composto por Luís Castro Henriques, Presidente do Conselho de Administração da AICEP, Marco Mussini, Presidente do Conselho Administração Gres Panaria Portugal e Gonçalo Lobo Xavier, Board Advisor da Direcção da AIMMAP, Carla Moreira, falou em nome da Arfai e das empresas do setor.

 

Partilhando duas décadas de experiência numa empresa que regista um volume de exportação na ordem dos 98%, a CEO da Arfai procurou identificar os principais fatores de competitividade do subsetor e de que forma evoluíram ao longo deste período.

 

“Passamos de um Made in Portugal que era omitido pelos nossos clientes, a um Made in Portugal que é hoje utilizado e promovido por eles como argumento de venda” referiu Carla Moreira, finalizando uma intervenção considerada “inspiradora” para a audiência.

 

arfai at ceramics days

 

O evento, que decorreu na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, foi organizado pelo CTCV em parceria com a APICER - Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica, e procurou debater o futuro do setor cerâmico em Portugal. O setor cerâmico superou, segundos dados desta Associação, “os mil milhões de euros em volume de negócios em 2016”, e é responsável por empregar, segundo dados de 2014, mais 15.900 trabalhadores

© Arfai - Ceramics Portugal. todos os direitos reservados 2017.